Neurologia no esporte
Concussão

A Associação também tem um grande foco para conscientizar o público, a mídia e a instituições sobre a importância que a neurologia tem no esporte. Infelizmente, hoje em dia, em todos os esportes, profissionais de gestão e a mídia não enxergam a neurologia como necessária para a preparação, cuidados, atendimento e tratamento dos atletas que venham a sofrer lesão no cérebro durante à prática esportiva.
O esporte esta cada vez mais exigindo um preparo físico ao extremo dos atletas e, com isso, os impactos, tanto os que acertam a cabeça e os que não acertam, acabam de alguma forma fazendo com que o cérebro sofra algum dano. Não é raro vermos atletas sofrerem impactos e cairem desacordados ou desnorteados sem receberem atendimento correto. Muitos sofrem concussão no momento e passam despercebidos do público, da mídia e do atendimento médico, fazendo com que a possibilidade do atleta sofrer a concussão de segundo impacto seja muito grande.
A ABTCE tem como uma das suas principais missões, trazer conhecimento, debate e apoio sobre a concussão no Brasil, tanto no meio médico e acadêmico, quanto ao público e a mídia, para que os atletas no futuro não sofram as consequências tristes e perigosas que a concussão causa.